Apiterapia


Produtos apiterápicos


Apiterapia

Apiterapia, é uma prática de tratamentos com produtos derivados das abelhas, de onde se originam a pólen, a própolis, a Geléia-Real e o Geléia-Real.

Sendo um nutriente rico em propriedades naturalmente anti-inflamatórias e antibacterianas, o Mel é excelente fonte energética para a Saúde. O ideal, seria ingerir um pouco de mel de abelhas todos os dias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) também considera o mel um alimento, o mais completo da natureza, uma vez que oferece mais de 70 substâncias essenciais ao organismo.

O Mel será sempre o produto apícola mais importante utilizado pelo homem na sua alimentação, quer adicionado nas bebidas quer nos cereais, ou consumido em espécie, passando pela cosmética e um sem número de aplicações que podemos encontrar no nosso dia-a-dia.

O mercado do mel é o que está menos estudado no que diz respeito aos outros alimentos açucarados. Veja nos links acima, alguns produtos derivados das abelhas.
Apiterapia é a utilização de produtos derivados das abelhas para tratamento terapêutico. Nestes casos, são utilizados o mel, o pólen, a geleia real e as apitoxinas das picadas das abelhas. Os efeitos da apiterapia não foram provados segundo testes científicos da medicina convencional e são tidos como baseados em evidências anedóticas. De acordo com seus adeptos, esta prática pode curar doenças do aparelho respiratório, cardiovascular, genitourinário e gastrintestinal, doenças de ordem neurológica e dermatológicas, como a celulite, entre outras.[1]. Substancias extraídas da Apis melifera são também utilizadas em preparados da homeopatia inclusive com o próprio corpo da abelha.

Denomina-se toxinologia o ramo da toxicologia que estuda as propriedades dos venenos animais tanto para o tratamento de envenenamentos como para aplicação terapêutica de seus componentes moleculares. Exemplos podem ser encontrados no estudo dos anuros (ver: Vacina do sapo; das serpentes a exemplo da jararaca (Bothrops) se derivou o medicamento Captopril (Capoten) produzido pela Bristol Meyrs) e mais recentemente do monstro de gila (Heloderma) de cuja saliva desenvolveu-se um remédio para diabetes.

Produtos apiterápicos